top of page
viagensemfotos3

Roteiro na Serra Catarinense

Atualizado: 3 de nov.


Os vinhedos da Serra Catarinense são surpreendentes, e ficam localizados em uma das regiões mais frias do Brasil e com altitude de 800 a 1.400 metros acima do mar.


Chegamos em Santa Catarina pelo aeroporto de Florianópolis e alugamos o carro com a localiza. O roteiro foi programado para 10 dias em setembro, mas confesso que se você tiver o desejo de visitar somente as vinícolas 5 a 7 dias são perfeitos. Além da Serra Catarinense, aproveitamos para explorar outros destinos em Santa Catarina.


O turismo enogastronomico está ganhando visibilidade na Serra Catarinense com a ampliação dos receptivos nas vinícolas, e confesso que superou as expectativas.

Sabe aquele famoso receio com vinhos brasileiros? Então, é a hora de quebrar paradigmas e embarcar em uma experiência diferenciada.


Optamos por começar a viagem por São Joaquim, onde estão localizadas maior parte das vinícolas. A distância entre Florianópolis e São Joaquim é de 227 km, com tempo estimado do percurso entre as duas cidades de aproximadamente 3h40min.


Uma curiosidade sobre as estradas da Serra Catarinense é que possuem poucos lugares para fazer uma pausa para lanches ou almoços. Desta forma, optamos por parar em Urubici para almoçar no Montês Restaurante & Garden, que fica localizado no centro da cidade, e não precisa de reserva. Pedimos talharim caprese e risoto vegano, e estavam deliciosos, o restaurante possui vários ambientes e uma área externa bem aconchegante mesmo no frio.



Onde Hospedar


Você pode ficar hospedado na cidade em um hotel tradicional e central em São Joaquim, ou curtir a experiência de hospedar em uma cabana com lago em frente, e ao lado das macieiras (bem tradicionais na cidade). Hospedamos na Chácara Valfenda, que fica 8min do centro, e a reserva foi realizada pelo pelo airbnb.

Adriana é uma anfitriã acolhedora e com uma energia incrível, enviou mensagem explicando como chegar na chácara, apresentou a cabana e deixou um delicioso bolo de maçã.





Vinícola Villa Francioni - São Joaquim SC


No primeiro dia, aproveitamos para conhecer a Villa Francioni, ela foi idealizada pelo Manoel Dilor Freita, que não mediu esforços nem investimentos para realizar o seu sonho (construir uma vinícola inspirada na Itália).

A arquitetura da Villa Francioni é composta por várias obras de arte, sendo a vinícola mais famosa em Santa Catarina, principalmente por ser pioneira no enoturismo na região, e é considerada por vários turistas como a mais bela devido a sua paisagem e arquitetura.

Fizemos a degustação VIP da Villa Francioni, que é realizado em uma sala especial, e um dos diferenciais é a degustação de 5 rótulos com o ícone da casa, o tinto Dilor e o rosé da Madonna (eleito como o melhor rosé pela pop star após beber em um hotel no Brasil em 2009).

Cada vinho produzido pela Villa Francioni é uma obra-prima, que conta uma parte da história da vinícola.



Vinícola Monte Agudo - São Joaquim SC


No segundo dia fomos conhecer a Monte Agudo, que é uma vinícola boutique, que oferece um almoço harmonizado imperdível, piquenique nos vinhedos, e para quem deseja aproveitar um bom vinho enquanto o sol se põe também é super recomendado.

A vinícola fica a 1.280 m acima do nível do mar e a 100km em linha reta, sofrendo a influência da brisa marítima o que proporciona aos vinhos, caraterísticas muito peculiares.


Ao chegar no restaurante sinalizei que não comia carne, e a Chef Kathia Rojas Yunis, adaptou o cardápio, priorizando os ingredientes e receitas locais, mantendo o sabor e garantindo uma harmonização adequada com os vinhos.



Vinícola Vivalti - São Joquim SC


Após o almoço decidimos explorar a região. Toda viagem precisa de um bom roteiro, mas também é necessário se permitir e vivenciar novas experiências, mesmo quando não foram planejadas. A Vinícola Vivalti é inspirada na Toscana, possui altitudes que chegam a 1.360m, o que se torna um dos diferenciais dos vinhos.

O receptivo é novo mas possui uma arquitetura linda e com uma bela vista para os vinhedos, degustamos o Suavignon Blac e um Bled de Touriga Nacional, Merlot e Marselan.



Uma dica importante, é conhecer a Casa do Vinho que fica localizada no centro de São Joaquim, ótimo lugar para comprar vinhos da região e de outros locais. Você tem a opção de degustar alguns vinhos, e o atendimento é um dos pontos fortes, e nos indicaram conhecer a Vinícola Suzin que fica dentro da cidade.


Vinícola Suzin - São Joaquim SC


Se você não incluiu a Vinícola Suzin no seu roteiro, vale a pena repensar. Ela foi uma indicação da Casa de Vinho, e ganhou um lugar especial no meu coração devido a receptividade e o vinho branco. Realizamos a degustação especial e premium, e por ser uma região muito conhecida pelos vinhos brancos de qualidade e altitude, a Suzin conseguiu produzir um Suavignon Blanc perfeito, em boca possui uma permanência dos aromas cítricos e a maciez do álcool (pela primeira vez senti prazer com um Suavignon Blanc, por ter dificuldade com a uva). 

A vinícola possui um espaço privilegiado com vista para o vinhedo e pôr do sol.



Vinícola Leone di Venezia - São Joaquim SC


No terceiro dia fomos conhecer a Vinícola Leone di Venezia, e a nossa reserva era às 15:00 e ao entrar em contato para solicitar alteração para o período da manhã, eles foram extremamente solícitos.

A arquitetura da vinícola é inspirada no palácio italiano Villa di Maser na Itália, o plantio de mudas começou em 2008, e a vinícola foi inaugurada em 2006. Realizamos a degustação de 5 rótulos distintos.




Vinícola D'alture - São Joaquim SC


Almoçamos na Vinícola Boutique D'alture que fica em uma localização privilegiada devido a altitude. Como seria o último dia em São Joaquim optamos pelo almoço sem harmonização, e tomamos um vinho branco chardonnay.

Confesso que minhas expectativas com o almoço eram altas, principalmente devido as indicações e o custo benefício. Os pratos são bem servidos (ponto forte), mas acredito que a qualidade relacionada aos sabores e apresentação poderia ser melhor.



Onde hospedar na Serra do Rio do Rastro


Depois de ficar 3 dias em São Joaquim e conhecer várias vinícolas, fomos hospedar na Serra do Rio do Rastro.

A distância de São Joaquim até a Serra do Rio do Rastro é de 55km, pela via SC-390, com belas paisagens, marcadas pelas araucárias que proporcionam todo o charme na natureza.


Hospedamos no Rio do Rastro Eco Resort, e aproveitamos para desconectar e descansar, afinal de contas é sempre importante termos pausas para apreciarmos o momento, principalmente em um resort exclusivo de montanha em uma região incrível e linda.

O resort possui uma estrutura robusta com várias experiências permitindo que o hospede desfrute de tudo sem sair do local.


Na Serra do Rio do Rastro você pode ter as 4 estações no mesmo dia, no nosso segundo dia nasceu com um sol maravilhoso, e no entardecer o resort estava coberto por neblina. A experiência foi incrível, a piscina é aquecida permitindo aproveitar até mesmo no inverno, os serviços são de qualidade e o café da manhã delicioso.


Depois de uma pausa na Serra do Rio do Rastro, fomos para Bom Retiro e a distância é de 121 km, devido as curvas o percurso foi realizado em aproximadamente 2h.


Vinícola Thera - Bom Retiro SC


Chegamos na Vinícola Thera para realizar a Experiência Thera que conta com degustação imersiva e menu harmonizado, mas acabamos chegando no horário do almoço e tivemos que realizar a experiência na ordem invertida.

O menu harmonizado é em três atos, com opções para escolher em cada um deles, a partir da escolha, o sommelier indica o melhor vinho para ser harmonizado.

O menu é delicioso, e da vontade de levar todos os vinhos para casa devido a qualidade, mas o que ganhou o meu coração foi o Espumante Thera Anima Brut (simplesmente espetacular).



De tarde realizamos a degustação imersiva, com visita aos vinhedos, tour pela área de produção, e degustação de quatro rótulos com pequenas harmonizações.


Onde hospedar em Bom Retiro


Sabe aquele sonho de hospedar em uma vinícola? Então, ele foi realizado e a experiência é simplesmente perfeita. Hospedamos na Pousada Fazenda Bom Retiro na Vinícola Thera.

A pousada proporciona várias experiências, permitindo o contato com a natureza e desfrutar de bons vinhos.



Em todos os lugares que hospedamos, ao realizar o checkout recebemos água ou alguns mimos para a viagem, demonstrando um cuidado não somente na hospedagem, mas também na hora de ir embora (particularmente eu amei, pequenos destalhes fazem a diferença na experiência).




25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page